- Qual é a aplicabilidade da cláusula de exceção (Mt 19:9)?
- A cláusula de exceção é válida? Afinal ela é omitida no Evangelho de Marcos...
- Quão indissolúvel é a aliança do casamento?
- Qual é a abrangência de porneia?
- Divórcio pode ser "a mensa et thoro" ("de cama e mesa" - desquite, sem possibilidade de novo casamento) ou é uma dissolução do "vinculi matrimonialis"?
- A cláusula de exceção aplica-se ao divórcio somente ou ao novo casamento também?
- Há perdão para quem casou-se novamente após o divórcio? Em que bases? Não haveria ali um adultério contínuo se a pessoa ainda está casada aos olhos de Deus com o primeiro cônjuge?
- Há sentido em permitir o novo casamento somente à "parte inocente"?
- Como conciliar posições teológicas dogmáticas com questões pastorais?
- Pode haver ampliação do que significa "abandono" (1 Co 7:15)?
- Quais as implicações da distinção entre "parte inocente" e "parte culpada"?
- É viável, do ponto de vista pastoral, exigir o celibato das pessoas?
- Perdão exige reconciliação?
- Quem é o culpado de separar o que Deus ajuntou? Quem propõe o divórcio em caso de porneia da outra parte ou quem cometeu a porneia?
- Quais as implicações do que aconteceu antes da conversão?
- A cláusula de exceção enfraquece ou enrijece a moral da igreja?
- O que fazer quando há recusa em cumprir os deveres conjugais?
- O que é erwat dabar (alguma coisa indecente - na versão Almeida Revista e Atualizada) em Dt 24:1? Quem estava certo, Shammai ou Hillel? Jesus se alinhou com algum deles ou criou um padrão novo? Se Ele criou um padrão novo, qual é? Seria a não obrigatoriedade da separação ou a impossibilidade da separação? Ou um outro padrão?
"Cristão continuou seu caminho até chegar à casa de Intérprete, onde bateu à porta várias vezes."
Perguntas importantes no debate sobre divórcio e novo casamento
Algumas perguntas norteadoras no debate precisam de reflexão por parte do examinador sério da Palavra. Alguns exemplos de perguntas importantes podem ser vistos a seguir:
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