"Cristão continuou seu caminho até chegar à casa de Intérprete, onde bateu à porta várias vezes."

Divórcio e Novo Casamento: Defensores da posição "Divórcio POSSÍVEL e Novo Casamento PROIBIDO"

(nota: o formato aqui apresentado mostra alguns autores ou igrejas que defendem a posição especificada no título. As inferências listadas provém de interpretação do texto, sem julgamento de valor. As citações são selecionadas para indicar trechos mais marcantes do texto. Os autores estão em ordem alfabética e foram escolhidos por ter alguma afinidade com o meio reformado e por terem opiniões sobre o assunto disponíveis na internet ou em outros meios a que tivemos acesso.)

Atenção: Atualização deste post em 21/08/2014 com a inclusão de citações de "pais da igreja": Atenágoras de Atenas, Basílio de Cesaréia, Clemente de Alexandria, Hermas, Justino Mártir, Orígenes e Tertuliano. Também foram incluídos na seção "POSSÍVEL-POSSÍVEL" as citações de Lactâncio e Epifânio de Salamina.


Agostinho (354 - 430)

  • Casamento indissolúvel - somente a morte pode dissolver
  • Divórcio possível em caso de adultério (ele amplia o conceito de porneia)
  • Novo casamento impossível
  • Abandono pelo ímpio é um tipo de fornicação

Citações

"O senhor, assim, ao confirmar aquilo para que a esposa não seja facilmente repudiada, excetua-a tão-só o caso de fornicação; todos os demais defeitos, se os tiver, ordena lhe sejam valorosamente suportados, em atenção à fé conjugal e para a preservação da castidade;"
"Considero, igualmente, que se a repudia não deve tomar outra; não pode tomar senão a sua própria mulher, reconciliando-se com ela. Pois bem, se a ela não se permite unir-se com outro enquanto viver o homem de quem se separou, tampouco ele pode tomar outra esposa enquanto viver a que o abandonou, nem, muito menos, lhe será permitido cometer comércios carnais ilícitos com nenhuma."
"Não é licito deixar a mulher a não ser em caso de fornicação, obriga a permanecer com a esposa sempre que não tenha havido precisamente fornicação, e, se a tiver havido, não obriga a abandoná-la, apenas o permite;"
"[…] se portanto há essa mesma norma, deve-se convir que tanto à esposa, como ao marido, a não ser por causa de fornicação, não se permite o abandono do outro."
"Se é lícito, pois, abandonar a esposa infiel, conquanto o melhor seja não fazê-lo, e se, conforme ao preceito geral do Senhor, não é lícito abandonar a esposa senão por causa de fornicação, segue-se que também a infidelidade [infidelidade, aqui, como ser não cristão, um "infiel"] se pode considerar verdadeira fornicação."
"Donde se deduz que toda e qualquer concupiscência ilícita, não só a que se comete no comércio carnal com a mulher ou marido alheios, mas toda a que induz a alma, pelo abuso que faz do próprio corpo, ao esquecimento da Lei de Deus, engolfando-a num abismo de ignomínia e corrupção, autoriza tanto o marido como a esposa a abandonar licitamente o cônjuge; e isso precisamente porque executa o Senhor o caso de fornicação, a qual, como demonstramos acima, há de compreender-se em sentido geral e universal."
"Consequentemente, quem quer que por causa de fornicação queira abandonar a mulher deve, primeiramente, estar livre de toda a culpa de fornicação; e o mesmo digo com relação à esposa."
"Donde se segue que, seja ela a que abandona ou a que é abandonada, deverá permanecer sem marido, a não ser que se reconcilie com aquele de quem está separada."
Fonte: Mateus 5:31-32: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/mt5-31-2-sermao-montanha_agostinho.pdf
Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Augustine_of_Hippo 

Andrew Cornes

  • Posição anglicana - divórcio possível, mas não novo casamento
  • Pais da igreja em sua imensa maioria entendiam que o casamento não podia ser dissolvido
  • Celibato como apontamento de Deus quando a reconciliação não é possível
Fonte: http://www.amazon.com.br/Divorce-Remarriage-Andrew-Cornes-ebook/dp/B00AM11D0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1394838381&sr=8-1&keywords=andrew+cornes
Informações sobre o autor: http://www.allsaintscrowborough.org/Groups/191851/All_Saints_Church/About_Us/Whos_Who/Whos_Who.aspx

Angus Stewart

(Covenant Protestant Reformed Church):
  • Cláusula de exceção é só para o divórcio, não para o novo casamento
  • Somente a morte dissolve o laço matrimonial
  • Não há sentido em permitir o casamento da parte inocente e negar à parte culpada

Citações

(1)
"Assim, a cláusula de exceção ("não sendo por causa de prostituição") não é uma exceção permitindo o novo casamento (enquanto o cônjuge ainda está vivo), mas uma exceção permitindo o divórcio (vindo logo antes da cláusula): "Qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt. 19:9)."
Fonte: Novo casamento e Mateus 19:9: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/novo-casamento-mateus19_stewart.pdf

(2)
"Segundo, Cristo ensina que o adultério é o único motivo para o divórcio: "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério" (Mt. 5:32; cf. 19:9). Deserção não é causa para divórcio, porque Cristo permitiu apenas um motivo e não dois."
"[…] a Bíblia ensina que Deus desfaz a aliança matrimonial apenas na morte."
"Talvez os Reformadores, seguindo a opinião de Erasmo, reagiram em parte aos erros da visão católico-romana, de que o casamento é um sacramento. Em geral, aqueles que, erroneamente, vêem o pacto e, portanto, a aliança do casamento como um contrato, sejam exatamente aqueles que sustentam que ele é dissolvido pela deserção. Por outro lado, nós os que cremos que o pacto e, portanto, a aliança do casamento é a união ou elo de uma só carne (Gn. 2:24; Mt. 19:5-6), confessa que apenas Deus pode desfazer o pacto na morte (Rm. 7:2-3; I Co. 7:39).
"Casar de novo enquanto o outro cônjuge ainda está vivo não é legítimo […], isso é adultério […]"
"Tem aumentado em nossa geração má e adúltera" (Mt. 16:4), igrejas cedendo bastante no tocante a casamento, divórcio e novo casamento. Congregações têm sido lideradas por ministros, presbíteros e diáconos divorciados, que casaram de novo. Pessoas divorciadas e em novo casamento vêm à Ceia do Senhor, e algumas vezes partilham à mesa na mesma congregação ou denominação. Em muitos lugares, vários motivos de divórcio são aceitos e não apenas o adultério."
"A permissão para casar de novo apenas para a "parte inocente", além de anti-bíblica (Rm. 7:23; I Co. 7:39), é muitas vezes instável. Se a "parte inocente" está livre para casar de novo é porque o casamento em si está dissolvido. E se o casamento está dissolvido pela "parte inocente", então é porque deve estar dissolvido também para a "parte infiel". Porque então não pode a "parte infiel" casar-se, novamente?"
Fonte: Deserção: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/desercao_stewart.pdf
Informações sobre o autor:  http://www.cprf.co.uk/index.htm#.U7QNjLEhO5I

Atenágoras de Atenas (133-190)

  • Enfatiza a importância de permanecer como veio ao mundo(solteiro), ou pelo menos casar-se com uma mulher só
  • Casar-se de novo, mesmo para o viúvo é um adultério "disfarçado" por quebrar o laço de uma só carne

Citações

"He says that a Christian man must either remain as he was brought into the world, or else ... abide in one marriage and no more, for a second marriage is a fair-seeming adultery. 'Whoever shall put away his wife,' Scripture says, 'and shall marry another, commits adultery.' It does not allow him to divorce the one whose maidenhead he had [ended], nor to bring in another wife beside her. One that robs himself of his first wife, even if she be dead, is a covert adulterer, thwarting the hand of God - for in the beginning God made one man and one woman - and destroying the unity of flesh that was meant for the propagation of the race (Leg. pro Chr. 33)."
Fonte: http://www.amazon.com.br/Divorce-Remarriage-Andrew-Cornes-ebook/dp/B00AM11D0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1394838381&sr=8-1&keywords=andrew+cornes Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Athenagoras_of_Athens 

Barry Gritters

(Protestant Reformed Churches in America):
  • Casamento é dissolvido somente pela morte
  • Cláusula de exceção somente para divórcio, não para novo casamento
  • Novo casamento sempre é adultério

Citações


"A Bíblia ensina que não pode haver nenhum novo casamento, a menos que um dos cônjuges tenha morrido. Isto significa a morte física, como qualquer pessoa que fez os votos no casamento admitiria ser o significado da frase: ate que a morte nos separe"."
"A exceção é para a proibição de divórcio feita por Jesus, e não de novo casamento. Jesus dá uma exceção que permite o divórcio; na há uma exceção aqui que permita o novo casamento."
"Aqueles que casam novamente, enquanto seus cônjuges originais ainda estão vivos, estão vivendo em contínuo adultério. Arrependimento por causa do pecado é deixar o novo cônjuge e permanecer sem casar, ou reconciliar com o cônjuge original (iCoríntios 7:11). Deve-se orar e buscar zelosamente a reconciliação, por causa de Deus e dos filhos."
Fonte: A vontade de Deus concernente ao novo casamento: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/novo-casamento-vontade-deus_gritters.pdf
Informações sobre o autor: http://www.prca.org/audiosermons/Ministers/Gritters.htm

Basílio de Cesaréia (329-379)*

  • Quem divorcia e casa de novo é um adúltero
  • Precisa passar por forte penitência para ser reaceito na comunhão da igreja 
  • Faz claras concessões aos homens quando estes são adúlteros, não exigindo o divórcio nesses casos. Quando é a mulher o divórcio deve ocorrer.
  • A mulher que abandona o homem faz com que ele possa se casar de novo (Basílio diz ter dúvidas a respeito)
  • Homens que foram abandonados ou traídos pela esposa recebem tratamento bastante compreensivo por parte de Basílio

Citações

"He that divorces his wife, and marries another, is an adulterer; and according to the canons of the Fathers, he shall be a mourner one year [outside the door of the church during the service], a hearer two years [in the vestibule], a prostrator three years [among the catechumens], a co-stander one year [among the full congregation but not receiving Communion] if they repent with tears."
Fonte: http://www.amazon.com.br/Divorce-Remarriage-Andrew-Cornes-ebook/dp/B00AM11D0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1394838381&sr=8-1&keywords=andrew+cornes

 "Custom ordains that men who commit adultery and are in fornication be retained by their wives. Consequently I do not know if the woman who lives with the man who has been dismissed can properly be called an adulteress."
 "The man who has been abandoned is pardonable, and the woman who lives with
such a man is not condemned."

* Não está bem claro se Basílio deveria estar nessa categoria. Ele faz muitas concessões aos homens traídos ou abandonados. Sua posição é discriminatória entre homens e mulheres.

Fonte:  http://www.biblicalstudies.org.uk/pdf/anvil/03-1_066.pdf
Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Basil_of_Caesarea 

Clemente de Alexandria (150-215)

  • Segundo casamento é fornicação se o cônjuge original ainda estiver vivo

Citações

"[The fact] that Scripture counsels marriage, and allows no release from the union, is expressly contained in the law: "You shall not put away your wife, except for the cause of fornication"; and it regards as fornication, the marriage of those separated while the other is alive."
Fonte: http://www.amazon.com.br/Divorce-Remarriage-Andrew-Cornes-ebook/dp/B00AM11D0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1394838381&sr=8-1&keywords=andrew+cornes Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Clement_of_Alexandria 

David Engelsma

(Protestant Reformed Churches in America. O autor não deixa claro se o adultério desfaz ou não desfaz a união - material (1) parece ir em uma direção um pouco diferente de (2))
  • Não deve haver divórcio jamais, exceto por adultério (não obrigatório)
  • O adultério é gravíssimo, a ponto de separar o que Deus uniu
  • Novo casamento sempre é adultério

Citações

 (1)
"O divórcio é uma separação de dois que foram unidos no casamento. Portanto, para julgar o divórcio corretamente, precisamos lembrar a verdade sobre o casamento: quem instituiu o casamento; do que o casamento é um símbolo; o que realmente acontece quando um homem e uma mulher se casam; e quais são as leis de Deus que governam o casamento."
"Cristo anulou a permissão de Deuteronômio 24. O divórcio não é permitido por nenhuma razão, exceto por adultério."
"A condenação do divórcio por Cristo deve ser entendida como uma condenação de todas as formas de separação de um homem e sua mulher. Ele fala de "repudiar". Isso se refere ao divórcio legal, oficial. Mas abrange também o que conhecemos como pedido de desquite. Inclui também o simples abandono do seu parceiro, quer seja o marido abandonado a esposa ou a esposa abandonando o marido. Repudiar, separar, abandonar — todas essas atitudes tentam quebrar em dois o que Deus tornou um, e que deve assim permanecer."
"O homem não pode desunir o que Deus uniu. O casamento é urna instituição divina. No casamento Deus faz de dois um só. É errado esse um tornar-se dois novamente, não considerando agora a questão se isso é sequer possível. Quer essas pessoas separadas tentem ou não estabelecer novos laços, não tem como haver uma quebra do laço entre elas."
"O adultério é o único fundamento para o divórcio diante de Deus. Um marido pode se divorciar de sua esposa sobre o fundamento do adultério dela, ou a esposa do seu marido. Contudo, ele nâo é obrigado a se divorciar dela! Mesmo o adultério pode ser perdoado pelo sangue de Cristo, de forma que os dois permaneçam uma só carne no casamento. Se pela graça de Deus a esposa infiel se arrepende do seu adultério, o homem cristão pode e deveria perdoá-la e recebê-la de volta."
"Aqui vemos a seriedade do adultério. O adultério é considerado levianamente hoje. […] No fato que o adultério, e o adultério somente, é de tal natureza que separa o que Deus uniu, você vê a seriedade e horror desse pecado. Por sua própria natureza, o adultério golpeia o centro do casamento: a intimidade dos dois, o fato do marido e sua esposa serem uma só carne."
Fonte: A proibição do divórcio: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/proibicao-divorcio_engelsma.pdf
 
(2)
"Mateus 19:9 condena o novo casamento da "parte inocente" como sendo adultério."
"O divórcio é permitido sobre o fundamento da prostituição."
"Todo novo casamento após o divórcio é proibido como sendo adultério, incluindo o novo casamento da "parte inocente"."
Fonte: Divórcio e Novo Casamento: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/divorcio-casamento_engelsma.pdf
 
(3)
"O Concílio de Elvira (aproximadamente 305 d.C.) ordenava que "uma mulher batizada, que abandonou seu marido adúltero, também batizado, deve ser proibida de casar com outro. E se o fizer, não pode ser admitida à comunhão enquanto viver o marido que ela deixou; a menos que uma doença terminal constranja à indulgência."
"O Concílio de Arles (aproximadamente 314 d.C.) tomou uma decisão que proibia jovens, que haviam se divorciado de suas esposas por adultério, de casar com outra mulher: "Quanto àqueles que descobriram adultério em suas esposas, e os mesmos sejam batizados, e assim proibidos de casar, está decretado que até onde o conselho possa lhes ser dado, enquanto suas esposas estiveram vivas, embora adúlteras, eles não podem se casar com outra mulheres"."
Fonte: Divórcio e os Concílios da Igreja Primitiva: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/concilios-igreja-casamento_engelsma.pdf
Material adicional (não lido): Until Death do us part (livreto): http://www.cprf.co.uk/pamphlets/untildeath.htm
Informações sobre o autor: http://www.prca.org/audiosermons/Ministers/Engelsma.htm

Gilberto Norman Pickering

(Apesar do texto deixar um pouco dúbio, entendi que o autor admite em raros casos a possibilidade de divórcio - no sentido de separação - por isso coloquei nesta seção)
  • Casamento só é dissolvido pela morte
  • Porneia não envolve adultério (nota: aparentemente o autor apoia a teoria do noivado, mas fala em divórcio em alguns pontos -a posição não fica bem clara)
  • Novo casamento nunca é permitido
  • Sexo existe primordialmente para continuidade da raça

Citações

"[…] seria como que insultar o Espírito Santo dizer que "prostituição" tem apenas o sentido de "adultério" — seria imputar uma desonestidade a Ele, ou no mínimo dizer que Ele visava confundir o leitor. Se o sentido desejado fosse "adultério", então o Autor teria feito escrever "adultério". Aliás, o fato de Jesus ter dito "fornicação" vale dizer exatamente que o casamento não tinha se concretizado ainda, pois caso contrário Ele teria dito "adultério". É exatamente por isso que me parece mais provável tratar-se de um caso semelhante ao dilema do José perante a Maria, grávida mas não por ele."
"Só a morte desfaz a união matrimonial. Infidelidade complica, mas não desfaz. É por isso que Jesus chama qualquer segundo casamento de "adultério" pois a primeira união ainda existe."
"[…] não existe divórcio que permita casar de novo. Só a morte abre a porta outra vez."
"Não tem nada no texto [de 1 Co 7] que justifique a idéia de que o crente abandonado tenha direito a outro casamento, absolutamente."
"Para Deus não existe o divórcio. Nunca é lícito contrair um segundo casamento enquanto o primeiro cônjuge estiver com vida."
"Ele não criou o sexo para o nosso prazer, a não ser num plano secundário, e sim para garantir a continuidade da raça."
"Sei que existem casos horripilantes, de abuso até criminoso por parte de um dos cônjuges, onde a separação torna-se uma necessidade inclusive para evitar a morte prematura de uma das partes. A violência pode justificar a separação, mas não um novo casamento."
Fonte: Divórcio e Novo casamento: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/Divorcio_Gilberto%20Pickering_.pdf
Informações sobre o autor: http://www.ebiblica.com.br/site/?pg=5&id=308 

Gordon Wenham

  • Não pode haver novo casamento após um divórcio
  • Divórcio não é adultério, mas novo casamento após o divórcio é
  • Divórcio não rompe o laço matrimonial
  • Todo o mundo antigo entendia que o divórcio permite o novo casamento
  • Questões pastorais podem exigir alguma flexibilização nessa questão

Citações

"O meu argumento é que, no seu contexto original, todos os textos sobre divórcio nos Evangelhos deveriam ser entendidos como condenando o novo casamento após o divórcio." (tradução: Caio Motter e Fabiano Lima)
"O divórcio em si mesmo não é equiparado a adultério, somente o divórcio seguido de novo casamento." (tradução: Caio Motter e Fabiano Lima)
"Mas o que é impressionante em ambas as formas de expressar (Lc 16:18b e Mc 10:12) é a implicação de que o divórcio não rompe os laços matrimoniais, de modo que qualquer relação sexual com alguém que não seja seu primeiro cônjuge é adultério." (tradução: Caio Motter e Fabiano Lima)
"Qualquer que seja o contexto que preferimos para o evangelho de Mateus, está claro que os escritores mais próximos a ele na época entenderam que Jesus proibiu novo casamento após o divórcio." (tradução: Caio Motter e Fabiano Lima)
"Agora, ninguém contestaria que judeus, gregos e romanos, no primeiro século, assumiram que um divórcio dava direito a um novo casamento." (tradução: Caio Motter e Fabiano Lima)
"Sou, portanto, levado a concluir que algumas vezes a igreja, com pesar no coração, terá que permitir o divórcio entre seus próprios membros e, excepcionalmente, como alguns bispos nos dias de Orígenes fizeram, até mesmo tolerar o novo casamento “para evitar males piores”. Mas, como Orígenes, não devemos deixar de salientar que isto é contrário aos ensinamentos do nosso Senhor." (tradução: Caio Motter e Fabiano Lima)
Fonte: Does the New Testament approve remarriage after divorce? http://www.sbts.edu/media/publications/sbjt/sbjt_2002spring3.pdf
Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Gordon_Wenham

Hermas (séc II)

(autor do antiquíssimo Pastor de Hermas)
  • Separação obrigatória da mulher adúltera enquanto não há arrependimento
  • Não pode haver novo casamento para dar a chance de arrependimento da parte adúltera
  • Novo casamento é adultério
  • O pecador só pode se arrepender uma única vez (crença da igreja primitiva provocada provavelmente pelo próprio livro Pastor de Hermas)

Citações

"[Hermas perguntando ao guardião celestial]: (4) ... 'If a man is married to a woman faithful in the Lord and he finds her involved in some adultery, does he sin if he continues to live with her?' (5) 'As long as he knows nothing of it,' he said, 'he does not sin. But if the husband knows of her sin and his wife does not repent but persists in her immorality and the husband continues to live with her, then he becomes guilty of her sin and a partner in her adultery.' (6) 'What then,' I said, 'sir, shall the husband do if his wife persists in this passion?' 'Let him send her away [apolyō],' he said, 'and let the husband remain single. But if after sending away his wife, he marries another, he also commits adultery himself.' (7) 'If then,' I said, 'sir, after the wife is sent away the woman repents, and she wishes to return to her own husband, she will be taken back, won't she?' (8) 'Indeed,' he said, 'if her husband will not take her back he sins and brings upon himself a great sin. Rather one must take back the one who has sinned and the one who repents, but not often, because there is only one repentance for the servants of God. Therefore, for the sake of repentance the husband must not marry. This is the proper course of action for wife and husband. (9) Not only,' said he, 'is it adultery if anyone defiles his flesh, but also whoever acts as the heathen do commits adultery. So if anyone persists in such actions and does not repent, then depart from him and do not live with him, otherwise you also are sharing in his sin. (10) This is the reason why you were commanded to remain single, whether husband or wife, because in such cases repentance is possible.' (Mandate, 4.1.4-10)."
Fonte: http://www.amazon.com.br/Divorce-Remarriage-Andrew-Cornes-ebook/dp/B00AM11D0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1394838381&sr=8-1&keywords=andrew+cornes
Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Hermas_%28freedman%29 

Justino Mártir (séc II)

  • Não fica totalmente claro se Justino estava se referindo ao divórcio por qualquer motivo
  • Segundo casamento, mesmo que aprovado pela lei humana, é pecado

Citações

"[Comentando sobre Mt 5:32]: And so those who make second marriages according to human law are sinners in the sight of our Teacher" (1 Apol 15)

Fonte: http://www.amazon.com.br/Divorce-Remarriage-Andrew-Cornes-ebook/dp/B00AM11D0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1394838381&sr=8-1&keywords=andrew+cornes
Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Justin_Martyr

Martyn McGeown 

(Limerick Reformed Fellowship)
  • Casamento indissolúvel - somente a morte pode dissolver
  • Divórcio possível em caso de adultério
  • Novo casamento impossível
  • Novo casamento deve ser abandonado

Citações

"Deus une um homem e uma mulher numa união inquebrável, até que a morte os separe."
"Se há infidelidade sexual num casamento, o divórcio é permissível, embora não ordenado. De modo ideal, deve haver arrependimento da parte culpada e restauração. O único fundamento para o divórcio é o adultério. "Incompatibilidade", aborrecimento, pobreza, doença, cobiça por uma mulher mais jovem, bela e rica, etc., não podem ser fundamentos para o divorcio. O Senhor reconhece um e somente um fundamento para o divórcio e nenhum fundamento para o novo casamento."
"Adultério não pode quebrar a união original do casamento, que pode ser quebrada somente por Deus, na morte."
"Se um homem divorcia de sua primeira esposa, ele não está livre para casar com outra mulher: a menos que sua esposa tenha morrido. Nada pode santificar ou tornar legal um "casamento" com uma segunda esposa: nem a passagem do tempo, nem a conversão de um ou ambos os parceiros, nem o costume, nem a lei humana, nem a opinião pública ou popular, nem o decreto ou "benção" da igreja podem tornar lícito um segundo "casamento", enquanto o primeiro cônjuge ainda viver."
""Arrepender" e então continuar a viver na mesma relação adúltera pecaminosa com uma segunda ou terceira "esposa" não é arrependimento. […] Se Jesus julga uma relação como adultério, então arrepender significa que a relação adúltera deve cessar. Continuar — alegando amor, qualquer outra razão — não é uma opção."
Fonte: 11 Teses sobre Casamento, Divórcio e Novo Casamento e Adultério
Informações sobre o autor: http://www.cprf.co.uk/limerick/mcgeownordinationarticle.htm#.U7QZbbEhO5I 

Orígenes (184-253)

  • Critica líderes de seus dias que estavam permitindo novo casamento com o ex-cônjuge ainda vivo.
  • 1 Co 7:39 é a base para a visão de que o casamento permanece sob quaisquer circunstâncias enquanto os dois estiverem vivos
  • Orígenes reconhece que a permissão dada por alguns presbíteros deva ter ocorrido por questões pastorais, para evitar um "mal maior" 
  • O comentário de Orígenes indica que não havia uma posição unânime na igreja primitiva e considerações pastorais sempre existiram
  •  

Citações

"Already, contrary to Scripture, certain church leaders have permitted remarriage of a woman while her husband was alive. They did it despite what is written: "A wife is bound to her husband as long as he lives" [1 Cor. 7:39] and: "She will be called an adulteress if she lives with another man while her husband is alive" [Rom. 7:3]. However, they have not acted entirely without reason. Probably this condescension has been permitted out of comparison with greater ills, contrary to the primitive law reported in the Scriptures' (Comm. in Matt. 14.23)."
Fonte: http://www.amazon.com.br/Divorce-Remarriage-Andrew-Cornes-ebook/dp/B00AM11D0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1394838381&sr=8-1&keywords=andrew+cornes

 "And perhaps this man is more culpable who, so far as it rests with him, makes her an adulteress when he does not satisfy her desires than he who for other reason than fornication, has sent her away- for poisoning or murder or any of the most grievous sins."

Fonte:  http://www.biblicalstudies.org.uk/pdf/anvil/03-1_066.pdf
Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Origen 

Tertuliano (160-225)

  • Em caso de separação, ambos devem viver como se fossem viúvos. Este seria o estado ideal para quem não está mais casado.

Citações

"On a disjunction of wedlock - for that cause, I mean, which makes it lawful, whether for husband or wife, to persist in the perpetual observance of widowhood - [Patience] waits for, she yearns for, she persuades by her entreaties, repentance in all who are one day to enter salvation. How great a blessing she confers on each! The one [the partner who has not committed adultery] she prevents from becoming an adulterer [by remarriage]; the other [the adulterer] she amends (De Patientia, 12)."
Fonte: http://www.amazon.com.br/Divorce-Remarriage-Andrew-Cornes-ebook/dp/B00AM11D0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1394838381&sr=8-1&keywords=andrew+cornes

 "it appears then that divorce, when justified, has Christ's authority."
"You find Christ by himself treading at every step in the Creator's footsteps whether in
permitting divorce or in forbidding it . . . While he will not have it dissolved, he forbids separation: and while he will not have it continue under strain he permits divorce."

 Fonte: http://www.biblicalstudies.org.uk/pdf/anvil/03-1_066.pdf
Informações sobre o autor: http://en.wikipedia.org/wiki/Tertullian 

Thomas Miersma 

(Protestant Reformed Church)
  • Casamento indissolúvel - somente a morte pode dissolver
  • Divórcio possível em caso de adultério
  • Novo casamento impossível
  • Novo casamento deve ser abandonado (presumido)

Citações

(1)
"Mas não há exceção? Jesus expôs apenas uma exceção na Sua condenação ao divórcio. Ele disse que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual [Nota da NVI. Do grego pornéia, termo genérico que se refere a práticas sexuais ilícitas] faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mateus 5:32: 19:9). Essa é a única exceção: quando a fornicação ou o adultério já comprometeu a relação do casamento, tal que não pode ser restaurada. Jesus não requer, mas permite o divórcio. Propriamente, também neste caso, deveria haver perdão e reconciliação que são os únicos curativos verdadeiros."
Fonte: Sobre a condenação ao divórcio: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/cond-divorcio_Miersma.pdf
 
(2)
"Pelas suas palavras. Jesus expressa que o recasamento entre pessoas divorciadas é adultério. É adultério porque o casamento é um laço permanente, perpétuo, rompido apenas pela morte."
"Assim, divórcio é pecado. Jesus faz apenas uma exceção. 'não sendo por causa de relações sexuais ilícitas' (Mateus 19:9). Note que ao dar essa permissão Jesus está dando a única justificativa para o divórcio e não um fundamento para o recasamento."
"Portanto. Jesus deixa claro que o divórcio não dissolve o casamento original. Logo, o recasamento é sempre chamado de adultério". Além disso. as palavras de Jesus deixam claro que não é simplesmente o ato de recasar que é adultério, mas que a relação do recasamento em si é um estado de adultério, um constante caminhar no pecado."
Fonte: Sobre a proibição do recasamento após o divórcio: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/proib-recasamento_Miersma.pdf
Informações sobre o autor: http://www.prca.org/audiosermons/Ministers/TMiersma.htm 

Vincent Cheung

  • Casamento indissolúvel - somente a morte pode dissolver
  • Divórcio possível em caso de adultério (presumido - o autor é vago quanto à exceção)
  • Novo casamento impossível
  • Novo casamento é adultério
  • Novo casamento, caso tenha ocorrido, deve ser mantido, mas o pecado deve ser confessado e deve haver arrependimento

Citações

"O casamento não é uma invenção humana, mas é uma ordenação da criação iniciada pelo próprio Deus. Visto que é Deus quem une o homem e a mulher num casamento, somente Deus pode apropriadamente dissolvê-lo, e isso ele faz somente pela morte de pelo menos um dos dois."
"Assim, parece que até mesmo um divórcio nìo dissolve um casamento, mas somente a morte. Em outras palavras, se você estiver casado agora, mesmo que você se divorcie perante um tribunal humano, você ainda não terá a permissão para casar-se novamente; se o fizer, então você cometerá adultério, e Deus te considerará responsável por isso."
"Nós podemos sumarizar o ensino de Cristo dessa forma: "É Deus quem une um homem e uma mulher no casamento, de forma que somente Deus pode e deve dissolvê-lo pela morte de pelo menos um dos dois; portanto, não se divorciem de forma alguma".
"Agora retornaremos à cláusula de exceção. Visto que a cláusula de exceção é uma cláusula de exceção, ela não é nem mesmo mencionada nos versículos paralelos em Marcos e Lucas, e nem Paulo menciona a cláusula de exceção quando ele redeclara o ensino de Cristo sobre o divórcio. Uma exceção é uma exceção, de forma que ela não é algo que deveria acontecer usualmente."
"[…] aqueles de nós que verdadeiramente seguem a Cristo devem praticar e ensinar o que ele manda; isto é, o casamento é para a vida inteira, de forma que não deve haver divórcio de forma alguma." [Nota JH: esta afirmação parece negar a anterior - mesmo assim, optei por, na dúvida, colocar Cheung nesta página.]
"Nota do tradutor [Felipe Sabino]: Perguntei ao autor se urna pessoa casada novamente deveria se separar ao chegar ao conhecimento de que casou ilicitamente. Eis a sua resposta: ‘Eu diria que uma vez casado ilicitamente, eles deveriam permanecer juntos. Mas eles devem reconhecer que o casamento deles é adultério, e devem se arrepender disso. Qualquer pessoa que já saiba que isso é adultério antes do fato e prossiga em frente de qualquer forma (talvez pensando que poderão se arrepender depois e se livrar dessa) deveria ser excomungada."
Fonte: http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/divorcio_sermao_monte_cheung.pdf
Informações sobre o autor:  http://www.vincentcheung.com/about/

William Heth & Gordon Wenham

(William Heth mudou de posição - veja no próximo post)
  • Posição majoritária dos pais da igreja
  • Divórcio é admissível, mas novo casamento jamais
Fonte: http://books.google.com.br/books?id=Gzn_QwAACAAJ&dq=william+heth+and+gordon+wenham&hl=pt-PT&sa=X&ei=3osjU6q8GYmvkAeayoCICw&ved=0CC0Q6AEwAA

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